Muito Mais

7 de fevereiro de 2013

Contra o ódio


Não adianta negar: todo mundo detesta alguém - no mínimo existem umas 5 pessoas que você conhece e não suporta, confesse. Normal. É natural do ser humano detestar outros seres humanos, e isso não faz de você uma pessoa cruel ou um monstro, você simplesmente vai conhecendo pessoas que te dão muita raiva. E ter raiva é um sentimento incontrolável.
Mas o ódio é controlável. Você pode optar por sentir ódio e não sentir - mas o mais estranho é que a maioria das pessoas acaba optando por senti-lo. Por quê? Porque, acredite ou não, ódio é algo que dá prazer. Acha que não? Então diga sinceramente: você não se sente ótima quando fala mal daquela garota que você não suporta? Não te dá vontade de dar pulos de alegria quando você vê alguma pessoa chata se dando mal? Não poderia ficar horas e horas citando todos os defeitos das pessoas idiotas da sua escola? Nunca teve vontade de fazer um planinho de "vingança" para alguém que já te tratou mal? Eu duvido que alguma dessas respostas seja "não" - e duvido mais ainda que você tenha respondido "não" para todas. Como eu disse, isso é normal... mas cultivar esse ódio é a coisa errada a se fazer.

Eu havia lido em algum lugar que ódio não é o contrário de amar, pois, quando você sente ódio por alguém, se importa tanto com ele como se estivesse o amando, mas de outra maneira. E é verdade. Quando odiamos fortemente alguém, não conseguimos ficar um dia sem falar mal daquela pessoa, não conseguimos ficar uma hora sem torcer para que ela se dê mal, que os amigos briguem com ela, que ela leve um fora, sei lá. Às vezes chegamos até ao cúmulo de criarmos caderninhos ou páginas na internet para falar mal dela. Isso é errado desde o início.

Em primeiro lugar, o ódio não te traz nenhuma recompensa. Você não é melhor do que aquela pessoa por odiá-la ou por não gostar dela. Você não vai fazer mais amigos a odiando, por mais que isso pareça verdade. Você só vai estar jogando toda a carga pesada da sua vida em cima de uma pessoa humana como você. Aliás, na maioria das vezes, odiar alguém é treta. Aquele caderninho ou página da internet pode acabar parando nas mãos (ou nos olhos) errados, principalmente se for dos pais da criatura! E você pode acabar se tornando insuportável por ficar só falando mal e falando mal de alguém. Se você conhecer uma pessoa nova, o que ela vai pensar? No mínimo, que você pode fazer a mesma coisa com ela, e por isso é melhor ela se afastar. Isso se você não descobrir depois que a pessoa nova é amiga daquela que você odeia. Portanto, você vai perder a oportunidade de fazer novos amigos. E não pense que vai se livrar disso tão fácil. Ódio vicia e é contagioso. E quanto mais você alimentá-lo, maior ele vai ficar, até um momento em que ele se torna maior do que você.
Logo, vamos todos morder a língua antes de falar mal de alguém que não gostamos ou de demonstrar isso, antes que isso nos cause encrencas. Ou você conhece alguma história de ódio que tenha final feliz?

2 comentários:

  1. Eu odiava uma menina da minha escola q me deu muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiitos problemas, mas eu coloquei na cabeça não deveria odia-la pq isso estava me fazendo mal, mto mal. ai qdo ela se deu mal mesmo eu começei q ter pena dela e ate de mim por ser tão egoista e mesqueinha ai pronto, virei amiga )ok, colega) da criatura q tanto odiava ate pq eu nunca consegui odiar mto uma pessoa, no fim eu me arrependo e fico me achando horriel. mas era batata, eu chegava em casa o ano pasado dps da escola e chingava ela muito ate a orelha da cristura queimar (penso eu) e ai qdo a raiva passava eu conseguiu ate cumprimeta-la e coisa e tal, bom ai minha familia ficava ocnfusa pq em um momento eu qria joga-la da escada da escola e no outro eu estava mó de boa conversando com ela. Bom acontece q minha bronca ocm aquela ser sempre ficou pq ela era diferente do q estava acostumada, mto puta, mto oferecida e mto amiguinha dos meus amigos ao ponto de sair de cavalinho cada dia com um kkkkk. mas cabei vendo q ela é assim e existe outras tantas desse mesmo tipinho e nesse tempo varias coisas mudou ate em relação a meus amigos e no dia da minha formatura q eu quse perdi foi ela q me ajudou (msm a gente se odiando) e agr esta td ótimo, almoçamos juntas e nos suportamos, juro q ate senti falta dela nas ferias e foi verdadeiro eu acho ela legalsinha :) pois ´hahahahha.
    Fia, vc tem e-mail ou msn (sei q num se usa mais esssa merda mas enfim) ou skaype (cme screve isso? hha) eu perdi a senha do meu ams eu procuro se vc tiver, pra gente conversar sie la! umm facebook tem?? me passe essas coisas fiota
    *confeso q leve um susto nivel 2.000 qdo entrei aqui e achei q era outro blog completamente diferente qdo vi q tinha eu ai do lado e vi q era teu, ain arruma isso! gahhaaha
    Beijosss
    lamourmonage.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. fiaa passadno correndo aqui e cade o post?? haahahha! bhjusss
    lamourmonage.blogspot.com

    ResponderExcluir

Seu recado é muito importante!
Qualquer que seja sua mensagem, vou ficar muito feliz em saber o que você gostou e o que eu posso melhorar.
Obrigada! (: