Muito Mais

20 de outubro de 2012

O que faz com que você seja você?

Alguma vez alguém já te pediu pra se descrever? Não fisicamente, mas em termos de personalidade. Você tinha a resposta na ponta da língua ou ficou meio encucada? A grande maioria das pessoas responderia o básico: boa amiga, boa filha, simpática... mas será que é isso tudo que podemos falar sobre nós mesmas?

Normalmente, costumamos pensar de nós mesmos o que os outros falam pra gente, já pensou nisso? Por exemplo, se a maior parte das pessoas falar para a gente que somos tímidas, acabamos achando mesmo que somos, efetivamente, tímidas. Mas o que define ser tímida e não ser? Todos nós temos vergonha de alguma coisa, mas ter vergonha do quê, exatamente, nos torna tímidos? Se alguns têm vergonha de falar em público, são tímidos? E se alguns têm vergonha de cantar, por que não são também

E assim podemos indagar para muitas outras coisas. O que faz com que sejamos simpáticos ou não, engraçados ou não, pacientes ou impacientes? Somos alguém sem a opinião dos outros? Como nos definimos sem depender do julgamento social?

A coisa fica ainda mais complicada quando não há uma "maioria": algumas pessoas acham uma coisa de você, e outras acham completamente o oposto, sem que você as trate de maneira diferente. Você pode agir exatamente da mesma maneira com duas amigas diferentes, mas uma diz que você é muito corajosa, e a outra, que você tem medo de tudo. Em qual das duas acreditar? Será que dependemos mesmo da opinião delas para definir nossa personalidade, ou temos um padrão e uma delas está errada a nosso respeito?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu recado é muito importante!
Qualquer que seja sua mensagem, vou ficar muito feliz em saber o que você gostou e o que eu posso melhorar.
Obrigada! (: