Muito Mais

12 de julho de 2012

A culpa não é da Rebecca





Quem não lembra de "Friday"? Considerada a pior música do mundo, foi fonte de mais de 500 mil comentários, principalmente negativos, em relação à Rebecca Black, principalmente por conta da falta de talento vocal, da letra bobinha da música e do clipe mais bobinho ainda. Foi criada uma geração de RebeccaHaters.


Ok, a modinha de odiar a música já passou, agora a gente debocha de outros vídeos, etc. Mas eu não queria deixar esse assunto cair no esquecimento. Na verdade, eu queria defender a Rebecca Black. Não, eu não gosto de nenhuma música dela e nem acho que ela tenha talento algum. Mas ela não merece tudo o que ela teve, e já vou dizer a razão.


Alguém sabe o que é a Ark Music Factory? Só para quem não sabe, é a agência que "criou" a Rebecca Black e a Jenna Rose (My Jeans), assim como várias outras meninas que não tiveram tantas visualizações e não ficaram tão famosas (CJ Fam, Ariana Dvornik, Alana Lee, Kellie Luvella, entre outras).


A Ark Music Factory faz audiências e concursos para tornar garotas webstars. O custo dessa produção é em torno de 3 mil dólares. Com esse dinheiro, eles usam uma garota sem muito talento, compõe uma canção tosca com a co-participação dela, gravam com muito Autotune em seu próprio estúdio e produzem um clipe barato e sempre muito tosco, lembrando comédias adolescentes de temas infantis, mostrando sempre garotas se divertindo (é só conferir os clipes das outras garotas, bem semelhantes a Friday e My Jeans). O dono da empresa é, na verdade, Patrice Wilson (sim, o mesmo rapper que canta num carro no videoclipe de Friday). E, segredinho: a empresa tem uma péssima reputação de desvio de dinheiro e maior parte do lucro voltada para ela mesma, ou seja, a maior parte que a garota escolhida ganhar como cantora vai ser voltada para a produção de novos clipes (portanto, não fique por aí falando que a Rebecca ficou rica com Friday).


Agora, imagine que você tem 13 anos, é nova, imatura e tudo mais, e tem o sonho bobo de ser cantora, apesar de não possuir talento pra isso. Ora, é compreensível, quem já não teve um sonho bobo? 
Ok, sei o que alguns de vocês devem estar pensando. "Eu nunca ia gravar uma música tão idiota quanto essa, eu tenho as minhas prioridades, eu tenho bom senso e bom gosto pra música, etc." 
Pois bem: agora imagine que, naquela idade, seus pais te dão esse baita presente que é poder realizar o sonho de gravar uma música, juntamente ao clipe. Então, depois de ter passado pelo nervoso da audiência, gastado esse dinheirão todo para pagar a agência, eles te dão uma música completamente bobinha e improvisada, e você, com 13 anos, ainda bastante imaturo, acha que é razoável. 
Na correria (são só 5 dias para gravar a música e o clipe, incluindo as aulas de canto e dança)  e na pressa de lançar logo e mostrar pro amigos, você acaba aceitando essa mesmo. Na gravação, como você não tem nenhum talento, a sua voz é praticamente o Autotune. De uma hora para outra, você grava o videoclipe com um diretor de gosto extremamente duvidoso, mas como tem grandes expectativas, acha tudo maravilhoso, pois é a sua música, o seu clipe. 
No dia seguinte, o troço é lançado na internet e você está completamente extasiada por estar quase famosa. Em uma semana, você descobre que tem gente mandando você se matar, te xingando de todos os adjetivos negativos possíveis e te ameaçando de violência física. É justo uma garota passar por isso?


(A impressão que me dá é que a Ark tava a fim de ferrar com alguém e compôs Friday para ser a música mais tosca do mundo, só para ver no que ia dar. Mas isso é só minha opinião.)


E o que o Patrice Wilson acha disso? "Estamos muito felizes pelo vídeo ter alcançado 180 milhões de visualizações em apenas uma semana". Como assim? E tudo que a menina sofreu e continua sofrendo? Já pensaram como o futuro profissional (mesmo que ela, obviamente, não se torne cantora profissional), está perdido? E todos os estragos emocionais? E todos os deboches e críticas que ela sofreu, inclusive na escola, injustamente, já que foi a Ark que compôs a música e dirigiu o clipe? A Rebecca tem culpa do quê? De não ser muito realista? E quem é realista com 13 anos??


Eu só espero que a Ark nunca mais faça isso, pois é muita violência para uma garota só. O que a Rebecca sofreu e sofre não dá pra ser compensado com nenhum tipo de quantia ou apoio moral. A Ark estragou a vida dela só porque ela acreditava num sonho. E o babaca do Patrice Wilson ainda disse, em uma entrevista, "nós existimos para realizar o sonho dessas garotas" (depois de sorrir respondendo à pergunta do quanto isso gerava lucro).


Para você que quer se juntar comigo no ódio à Ark Music Factory, aqui está um vídeo humorístico sobre o que deve acontecer por lá. Espero que se divirtam e sejam conscientes.




5 comentários:

  1. Não sabia disto! :O
    Tadinha da Rebecca ://
    Tõ seguindo seu blog, ele é lindo.

    Kisses :*
    http://porckybunny.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Aah que dó tadinha da Rebeca eu não sabia!
    Concordo super com textos;Como uma menina de 13 que sonha em ser cantora,grava um video e uma semana depois é chingada por não saber cantar beem!Tadinha estou morrendo de dó e eu me junto a vc no ódio à Ark Music Factory!Adorei o post mesmo,mesmo achei que explica bem e as coisas estão bem detalhadas!Amei ;)Obrigada por visitar o blog é volte sempre!
    bj morangocom.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. nossa, eu num sabia disso! que loucura e ingustiça com a menina, olha vou ser franca, na minha escola nem zuaram mto com ela e este assunto ñ chegou lá, portanto a única coisa q eu sabia dela e q vi sobre ela foi uma entrevista (lia manchete) na capricho, q devia ser bem sarcastico do tipo "rebecca fala sobre a fama e sucesso do clipe". E agora que vi o post ate fui ouvir a musica e é pessima mesmo. Entretanto, essa empresa não pde ser precesada ou as meninas receberem alguma indenização, porque isso é uma baita sacanagem e ta até parecendo brasilia, o dinheiro nem ficou com ela! putz.
    Amore, eu amei seu comentario, muito obrigada, e fico vc feliz q vc tenha gostado dos meu correios elegantes!
    bjuss
    sa
    lamourmonage.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post, bastante informativo!
    Um beijao, estou seguindo seu blog!

    ResponderExcluir
  5. Vpu admitir, ela não canta tão mal assim, aquela voz dela faria sucesso se fosse uma letra descente e no ritmo/estilo certo. Quer coisa mais enjoativa que Friday, ouça Baby baby do Justin Bieber,cara eu me atiro pela janela de tanto desgosto. Mas a sonoridade da voz dela se fosse "lapidada" daria um clipe bom, tem artistas que tem uma voz exótica e fazem sucesso. Eu gosto da Rebecca. As pessoas é que são hipócritas, não faze nem metade do que ela e a xingam.
    Blog Garotas Do Contra

    ResponderExcluir

Seu recado é muito importante!
Qualquer que seja sua mensagem, vou ficar muito feliz em saber o que você gostou e o que eu posso melhorar.
Obrigada! (: