Muito Mais

4 de setembro de 2012

Viagem

"E então eu finalmente descobri. Sei que parece ridículo, improvável, impossível, inexplicável, ilógico, coisa de filme. Mas eu descobri como voltar no tempo.



A operação em si parece simples. Peguemos objetos, fotos, aromas típicos da mesma época e de uma mesma região. Por exemplo, me visto agora com uma roupa que já foi da minha bisavó - um longo vestido de renda, com chapéu e luvas - e vejo-me cercada de móveis, odores, sons de uma época que não é a de hoje. Até a paisagem lá fora não parece atual. Mas, acalme-se, ainda não é o bastante! Primeiramente certifique-se de que não há nada que o fará lembrar da época atual. E isso inclui sua existência, afinal, nessa época você já não vivia!

Então, como você fará para esquecer de quem é?
Invente uma identidade falsa. Invente seu nome, com uma data de nascimento próxima a sua, e inclua o nome de sua família inteira, onde nasceu, cresceu e vive, no que trabalha, onde estuda ou estudou, quem você conhece... mas isso é muito fácil. Difícil mesmo é fazer. Tente se esquecer, por um segundo que seja, da pessoa que você é. Conseguiu?

Não, me desculpe. Não é possível que você tenha conseguido.
Não, não, não venha com essa desculpa de que conseguiu! Você sabe muito bem que pode até não ter pensado em quem você era, mas definitivamente não se esqueceu. Assim como você pode, por exemplo, não pensar o tempo todo na sua mãe, mas não se esquece nunca que tem uma mãe!
"E quanto às pessoas com amnésia? Porque elas não viajam no tempo?", você perguntaria. A resposta é simples: quando elas se esqueceram de quem eram, estavam num contexto atual. Provavelmente, se perdessem a memória em um lugar completamente decorado e contextuado em outra época, e alguém as dissesse que estava em um ano anterior, ela estaria viajando no tempo até o momento em que se depararem com qualquer coisa mais atual do que aquele espaço.

Veja só, o tempo é uma noção humana. O universo vai além de muito mais do que nossa mera percepção de passagem dos fatos - a qual chamamos de "tempo" - e nada mais tem a ver com desenvolvimento de partículas, fótons e todo um universo físico-químico. O tempo é humano. Portanto, agora é, ao mesmo tempo, ontem à noite, 1960, 1846, 1500, século 3, Antiguidade... o que precisamos encontrar não é o tempo que se passou, mas a essência dos fatos ocorridos. O que somos agora é uma consequência de tudo que ocorreu, portanto, há, sim, um pouco de antigo em cada coisa, cada decorrência de nossa vida - se quisermos, basta procurar.

Há uma sensibilidade especial para essa procura. Nem todos conseguem captar a passagem de tempo. Em teorias mais religiosas, existem os médiuns - que eu nada mais chamaria do que pessoas hipersensíveis. Os médiuns possuem o dom de sentir tais essências passadas, o que é explicado pelo teorema espiritista, mas o que impede que a "mensagem dos mortos" passada para os vivos não seja a essência, o odor, o som de um pensamento, fala ou ação que uma pessoa deixou naquele lugar, na pessoa próxima?

O mundo é feito de energias, e, se quiser viajar no tempo, basta treinar, todos os dias, sua sensibilidade, através dos sentidos que possui - usando, portanto, objetos, cenas, sons, cheiros, texturas - e explorar sua sinestesia para criar a imagem do passado. Não é possível alterar os fatos, porém, viajando no tempo. Os fatos haverão ocorrido independentemente dos costumes serem aqueles ou não, e não se pode revertê-los, apenas entendê-los."

Carta Anônima

8 comentários:

  1. Nossa, muito legal esse texto! Concordo que "o que somos agora é uma consequência de tudo que ocorreu" (amei isso' haha)...

    Beijos ♥
    blogjeitounico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Noooouuusa! Como vc escreve bem, criatura! E ainda fala de mim! hahahha. Viu, amore eu estou morrendo de sdd dos blogs, do meu e principalmente do seu (minha vó me perguntando cm qm estou falando e eu respondendo q estou comentando num blog, o único que eu realmente tenho muuuuita vontade de ler e q lembro sempre(claro q eu gosto e amo ler outros mas o seu é o melhor))Então, esses dias se não estou estudando como uma louca pra adquirir a pontuação decessária pra uma boa media no meu boletim, eu estou correndo com os preparativos pro meu aniversário e pra prova de bolsa da minha escola, nem da mais pra escrever mto, mesmo eu tento mtas ideias :(
    Bem... voltando, eu ameu o seu texto, eu varias vezes do nada eu sinto um cheiro diferente em algum lugar e simplesmente parece q eu volto para o meu passado ou ao menos para um lugar q num conheço, é surpreendente, mas é mesmo nunca consigo esquecer quem eu sou ou mesmo o meu jeito louco de ver a vida e de ponderar sobre elas e dos outros me chamarem de q sou um pouco bipolar :p hahha
    bjão
    lamourmonage....

    ResponderExcluir
  3. ma, eu ja li tds as postagens num tinha lido! veja la e me responda ein? mas viu, num da pra vc tirar esse codigo de verificação? eu odeio ele, e quase q num tava dando pra comentar :( bj

    ResponderExcluir
  4. Ai que linda, vocês escreve muito bem (:
    Parabéns.

    Beijos, Juliana.
    http://bloggirlpop.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oo meu adoreeeeeeeeeeeei esse texto! Fiquei confusa no terceiro parágrafo kkkkkkkkkkkkkkk mas entendi XD

    ResponderExcluir
  6. Heello amiga! ,, Tudo bem ?

    Estava passando em varios bloguinhos e acabei de achar o teu *.*,, adoreii as postagens e o layout do blog tudo por aquie é diwino , Parabéns !

    Há já estou seguindo seu blog e já coloquei como um dos meus favoritos na barra do meu navegador :33 Se puder segue o meu blog de volta gatta c:

    2Beijos;* / Katharine Santos

    party-fucking.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Lindooo o seu texto.
    Você sabe que eu me amarro no que você escreve,nér? kkk
    Quando eu crescer quero escrever assim! kkk

    Beijos,floor
    Hayanne Deise Lins
    >> Profissão Adolescente
    Se puder,vote em mim na barra lateral deste blog>> www.

    ResponderExcluir
  8. ''Ei minha linda''
    Tudo bem com você,nossa seu blog e
    perfeito amei seu lay.
    Estou te seguindo ganhou mais uma leitora sempre passarei por aqui ,para ver as novidades me encantei,quando poder retribui?.
    Amei seu texto perfeito ele ...

    http://blogdabrendinha10.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu recado é muito importante!
Qualquer que seja sua mensagem, vou ficar muito feliz em saber o que você gostou e o que eu posso melhorar.
Obrigada! (: