Muito Mais

25 de abril de 2012

E onde está a auto-estima?


Não é muito raro encontrar por aí garotas viciadas no Facebook, olhando seus telefones de 5 em 5 minutos para arranjar uma nova pessoa para falar mal. E assim que guardam o celular, dizem: "não, mas é que eu não ligo para a vida dos outros, cada um com a sua, né?". Uma licencinha aí. Seja honesta, ao menos coerente. Se você fica olhando as fotos de uma pessoa para chamá-la de feia quando poderia estar fazendo outras coisas, você certamente se importa em julgá-la. Não há nada mais falso do que dizer que você é livre de preconceitos quando você escolhe, a dedo, os seus amigos, quando você olha para determinadas pessoas e pensa, "com essas eu vou conversar, e com essas não". E por que não?
A resposta, indiferente de você ter pensado nela ou não, é: porque você está julgando essa pessoa. Você está criando uma imagem mental de quem você deve se aproximar e de quem você não deve, simplesmente pela cara ou atitudes daquela pessoa. E isso não é nenhum crime: todo mundo julga, todo mudo julga alguém antes de conhecer, e todo mundo com certeza já julgou alguém mal, se arrependendo ou não.
Porém, com a grande aderência do Facebook, o esporte preferido de muitas pessoas é aumentar sua coleção de pessoas a julgar mal, e aumentar seus respectivos motivos para julgar alguém mal. Porque o Facebook foi criado justamente para isso: para saber tudo que se passa na vida de outra pessoa, fazendo com que você acredite que saiba tudo sobre a vida dela. E, acreditando nisso, você com certeza vai ter mil pessoas para criticar, desvalorizar e até humilhar. Tudo para provar para si mesmas que são melhores que o resto do mundo.



Quem disser que não é isso, que o Facebook une as pessoas, que a internet serve para conhecer pessoas novas e interessantes, está errado. Em primeiro lugar, porque devido à nossa própria segurança, quase nunca podemos conhecer ou conversar com alguém que nunca vimos antes. Os "amigos virtuais" que podem vir a deixar de serem "virtuais" são extremamente raros. E em segundo lugar, porque as pessoas, especialmente adolescentes mimados e inseguros, não estão interessados em "conhecer pessoas novas e interessantes que gostem da mesma coisa que você". Eles usam ferramentas sociais virtuais apenas para julgar erroneamente a todos e criarem uma imagem igualmente errônea de si mesmos, para agradar aos que acessarão seus perfis.
E isso não vale apenas para a Internet: quantas vezes já não forçamos atitudes para agradar alguém?


Quantas vezes insistimos em falar com alguém que não gosta de nós pela simples motivação de ser aceito?


Quantas vezes não nos sentimos sem amigos de repente, só pensando em um meio de não pensar nisso e tentar ser aquele que agrada todo mundo, que nunca faz nada "estranho" ou "ruim"?


Quantas vezes nos sentimos simplesmente piores do que todo mundo?


Pois agora responda.

Quantas vezes alguém que julgamos de "falso" tomou uma atitude "falsa" só para se inserir socialmente ou por ganhar atenção?


Quantas vezes  já ignoramos ou não demos atenção para alguém que desejava nos agradar?


Quantas vezes não colocamos alguém para baixo de um pedestal apenas para não pensarmos que somos iguais ou piores que aquela pessoa?


Quantas vezes já tivemos medo de sermos, realmente, piores do que aquela pessoa?


Os números são, quase sempre, iguais.






4 comentários:

  1. Oiii gostei muito do seu blog... já estou seguindo....parabéns...bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi,obrigada pela visitinha lá no blog :)
    Eu amei o seu textinho e concordo!
    Beijos e beijos
    http://blog-as-poderosas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Obrigada pela visita no meu blog, fiquei super feliz s2, amei o seu blog é maravilhoso e amei o texto s2, estou seguindo!!!

    Bjuus ;*
    http://mundo-da-isabella.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, que bom que gostou da dica. Mas você não quis alterar as cores???
    Beijos, visite meu blog sempre que quiser. :D
    Se você quiser visitar a tabela de cores use esse link: http://www.mxstudio.com.br/Conteudos/Dreamweaver/Cores.htm

    Beijos
    http://mentesvelhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu recado é muito importante!
Qualquer que seja sua mensagem, vou ficar muito feliz em saber o que você gostou e o que eu posso melhorar.
Obrigada! (: